Português EnglishEspañol Español

Acessibilidade

Português EnglishEspañol

I Seminário Internacional Brasil – Chile organizado pela Faculdade Anasps: confira tudo o que rolou no evento!

Nesta quinta-feira (16), o auditório do INSS em Brasília foi palco de um encontro singular entre especialistas e autoridades no campo previdenciário. O I Seminário Internacional Brasil – Chile, Seguridade Social e Mundo do Trabalho reuniu renomados profissionais e representantes dos dois países, em um evento organizado pela Faculdade Anasps com o apoio da Geap Saúde e do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait).

O evento foi marcado por debates intensos e trocas de experiências entre os participantes, que trouxeram à tona questões cruciais sobre os sistemas previdenciários do Brasil e do Chile, destacando suas semelhanças, diferenças e desafios em comum.

O evento contou com a presença da medalhista de ouro dos Jogos Pan-Americanos de 2007, medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos de 2012 e membro do Comitê de Atletas Olímpicos, Yane Marques, que conduziu uma palestra encantadora sobre carreira, disciplina e alcance de metas para uma trajetória vitoriosa.

A atleta, que também é aluna do curso de gestão pública da Faculdade Anasps, destacou a importância de um planejamento eficaz para o alcance de metas satisfatórias. Yane mencionou sua trajetória apresentando algumas provocações, salientando pontos considerados cruciais para o sucesso: dedicação e tempo de investimento.

“Fazer mais que o básico na vida, me tornou mais preparada que os demais atletas”, disse complementando: “Acertar no planejamento é a única chance de sucesso sem contar com a sorte”.    

O seminário também contou com a participação ativa do público, que pôde participar de um desafio proposto pela medalhista e membro do Comitê Olímpico, Yane Marques, enriquecendo ainda mais o debate.

O projeto PAIDEIA – obra elaborada pela Faculdade Anasps, que aborda uma educação alternativa para pessoas com deficiência, também fez parte do seminário, que contou com uma palestra esclarecedora e enriquecedora do diretor acadêmico e de relações institucionais da Faculdade, Thiago Vesely.

Durante a apresentação, o convidado ressaltou a importância da obra e todas as suas especificidades, demonstrando como a proposta pode beneficiar não apenas as pessoas com deficiência, mas também os pais, as escolas acolhedoras e a comunidade em geral. O evento foi marcado por ideias inovadoras e inspiradoras, mostrando a relevância desse tipo de abordagem na educação inclusiva.

“A Yane mostrou seus desafios para as olimpíadas e para os jogos pan-americanos. O nosso desafio, a nossa olimpíada, é a inclusão. Esta é a nossa prova. Conseguir fazer com que a legislação seja efetiva para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência”, enfatiza.

Vesely ainda mencionou o Projeto de Lei criado por meio da obra PAIDEIA, sob o nº 2861/2022 e pediu o apoio dos participantes para garantir a aprovação do mesmo, por meio de enquete que pode ser votada no link: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2339665#tramitacoes.   O PL atualmente tramita na Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados.

Dando seguimento às palestras, o Diretor de Tecnologia da Informação do INSS, Mário Sória, falou sobre o Atestmed, transformação digital, desafios e o futuro da Previdência Pública.

Sória destacou que o Atestmed está passando por uma nova fase, que segundo ele é um sistema mais robusto, interligado com outros sistemas, onde o segurado não precisa se deslocar ao INSS, podendo fazer o seu pedido sem sair de casa, diretamente do celular.

“Ele manda foto do atestado e o INSS se encarrega de analisar essa documentação, bem como, o cumprimento das obrigações, a viabilidade do atestado e concede o benefício”, diz.

O diretor mencionou ainda os resultados positivos alcançados com o Atestmed – ferramenta de análise documental remota implantada pela autarquia, visando atender aos segurados que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença).

“A evolução digital tem que vir acompanhada da melhoria do processo, da interação com as pessoas, do processo ser útil para a pessoa e não só para a transformação, além de estar acompanhado de segurança”, enfatiza.

“Esta tecnologia tem substituído, em grande parte, a necessidade de perícia médica presencial para os pedidos de benefícios por incapacidade temporária, proporcionando mais agilidade e comodidade aos segurados. A adoção do Atestmed tem sido um marco no aprimoramento dos serviços do INSS, refletindo em maior eficiência e satisfação dos usuários”, complementa Sória.

Especialistas explicam modelo de Previdência do Chile

Durante o seminário, foram abordados temas como a reforma constitucional chilena da política de Previdência Social, ministrada por Cristián Rojas Grüzmacher, ministro das Obras Públicas do Ministério das Obras Públicas e mestre em Direção e Gestão de Sistemas de Segurança Social do Chile.

Na palestra, o chileno elencou alguns dos fatores fundamentais para o devido crescimento das sociedades como um todo: “O desenvolvimento das sociedades depende de alguns pilares: um deles é o crescimento econômico, que permite gerar as condições para que as pessoas possam ter uma boa qualidade de vida. Segundo pilar: a infraestrutura e a conexão dela em contar com edifícios, equipamentos, água, esgoto, internet, o que permite aumentar a eficiência e nos conectarmos com outras pessoas”.

Ao mencionar as reformas previdenciárias no país, ele mencionou categorias de trabalhadoras que passaram a ser reconhecidas pelas novas legislações: “As donas de casa (no Chile) não recebiam nenhum tipo de remuneração de aporte estatal que retribuísse o trabalho que faziam até 2008, sendo que o trabalho doméstico é muitas vezes maior e desgasta mais que o trabalho que se faz em uma atividade produtiva”.

Para finalizar o dia produtivo e de debates intensos, Karen Astorga, que é mestre em Gestão de Recursos Humanos e Competências Gerenciais, auditora contabilista e Subdiretora de Sistemas de Informação e Administração do Chile, falou como funciona a operação previdenciária do IPS Chileno – os trâmites de aposentadorias e benefícios, no Binômio Intensividade e em Capital e Mão de Obra.

Karen Astorga explicou a estrutura do sistema previdenciário chileno, bem como o seu funcionamento: “Nosso objetivo é promover a excelência e a qualidade do Estado, como tem sido reconhecido nos últimos anos. E também a promoção da inclusão, por meio de todas as sucursais espalhadas a nível nacional.

“Hoje em dia, e com todas as mudanças normativas, estamos lidando com mais de 3,5 milhões de benefícios. É muito, especialmente considerando que temos menos funcionários do que em meados de 2020. Mas, por mais que tenhamos menos servidores, temos mais tecnologia e mais evolução, incorporando todo o nosso modelo de governança”.

Ao final do encontro, ficou evidente a importância de iniciativas que promovem o diálogo e a cooperação entre países, visando a construção de soluções eficazes e inclusivas para os desafios previdenciários e trabalhistas da atualidade.

O sucesso do I Seminário Internacional Brasil – Chile reforça a importância de eventos dessa natureza para o aprimoramento contínuo dos sistemas de seguridade social e o fortalecimento das relações entre os profissionais e instituições envolvidas nesse campo tão relevante para o bem-estar e a justiça social.

Reveja todo o conteúdo do seminário nos links abaixo:

Palestras turno matutino (https://www.youtube.com/watch?v=_iJ_YyRsL-g).

Palestras turno vespertino (https://www.youtube.com/watch?v=hZoGWrIVnkM).

Gostou? Compartilhe

Olá querido aluno(a), faça login em uma das opções abaixo: