Português EnglishEspañol Español

Acessibilidade

Português EnglishEspañol

Anasps participa da comissão de educação em defesa das pessoas com deficiência

A Anasps participou, na última segunda-feira (2), de mais uma discussão da Comissão de Educação em Defesa das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados. O objetivo do grupo é lutar para que haja mais condições, tanto de recursos quanto de profissionais capacitados, para uma inclusão social mais digna.

De acordo com o regimento que justifica a Comissão, escrito pelo deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), a ideia é lutar para que haja uma política de permanência com professores de apoio, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais capacitados para atender os estudantes: “Nossa luta é para avançar a partir das legislações existentes e forçar os governos a criarem condições para a inclusão escolar das pessoas com deficiência”, explicou.

Para o professor de educação especial Pedro Lucas Costa, a situação de desenvolvimento contribui para o aprendizado do estudante: “A primeira questão é entender que existe uma coisa chamada situação social de desenvolvimento; essa pessoa com deficiência – ou essa pessoa sem deficiência – precisa estar em uma situação que é favorável ao seu desenvolvimento”.

Ainda de acordo com ele, essa situação é relevante para o entendimento da pedagogia de forma inclusiva: “Compreendo que, somente em um contexto inclusivo, é possível reunir todas as necessidades sociais de desenvolvimento”, disse.

PAIDEIA

A Anasps defende essa causa com estudos sobre os processos inclusivos de educação por meio do Projeto PAIDEIA. A proposta deste projeto é incentivar a educação com recursos tecnológicos para pessoas com deficiência.

Baixe a obra gratuitamente em www.faculdadeanasps.com.br. Além disso, você pode conferir a tramitação do Projeto de Lei nº 2861/2022, que deu origem ao livro, clicando aqui.

Gostou? Compartilhe

Olá querido aluno(a), faça login em uma das opções abaixo: